Exposição e Workshop Lenços de Namorados

 

No dia de S. Valentim, a biblioteca escolar em conjunto com a Aliança Artesanal, associação de Vila Verde (http://www.aliancartesanal.pt/), ofereceu uma oportunidade à comunidade escolar de regressar a algumas das origens da alma minhota, promovendo uma exposição e um workshopsobre os tradicionais lenços de namorados.

Após uma breve apresentação, feita pela Dr.ª Paula Isaías, em que era explicada a simbologia dos lenços, bem como as suas origens, os presentes colocaram dedais, enfiaram a linha na agulha e iniciaram o seu próprio lenço, estando sempre atentos às sugestões dadas pelas especialistas na matéria: Dr.ª Paula e Dr.ª Goreti.

No final, e com algumas gotas de sangue a menos, devido às picadas das agulhas, julgo que esta viagem no tempo revelou ser possível levar alunos deste século a interessarem-se pela nossa cultura ancestral. Neste aspeto, a Escola tem um papel fundamental! A ESCA cumpriu o seu…

Um agradecimento especial à Dr.ª Paula Isaías, Dr.ª Goreti (Aliança Artesanal), à Sr.ª Gracinda; à Sr.ª Elisabete e à Dr.ª Quitéria Mateus pela organização e pelo seu envolvimento na atividade.