Dia dos namorados

15-05-2012 14:45

Dia dos namorados

Lenço de namorados10.30h (Sala de Leitura Informal)
  • Início do Atelier de Bordados
  • Workshop
14.30h (Sala de Leitura Informal)
  • Continuação do Workshop
16.00h (Sala de Exposições)
  • Ana Isa Meireles (12ºP) falará sobre o tema “O Amor e o Sexo no Tempo de Salazar”
  • Entrega de Diplomas: Vencedores da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura
  • Vencedores do Concurso Poemas/Cartas de Amor
  • Leitura de Textos
16.30h
  • Chá do Amor
19.30h até às 22h
  • Continuação do Workshop
20.30h
  • Leitura de textos/Entrega de Prémios
  • Chá do Amor (Sala de Exposições)

LENÇOS DOS NAMORADOS

A origem dos "lenços dos namorados" remonta aos séculos XVII–XVIII.
No início, estes lenços faziam parte do vestuário feminino e tinham apenas uma função decorativa. No entanto, estes lenços tinham outra função: a conquista do namorado.
Uma rapariga, quando chegava à idade de casar, começava a bordar um lenço. Depois de bordado, o lenço era entregue ao namorado ou "conversado" e era em conformidade com a atitude deste usar publicamente ou não, que se decidia o namoro.
Caso contrário, o lenço voltaria às mãos da rapariga.
Os lenços representam o sentimento da rapariga em relação ao rapaz, no qual ela escreve pequenos versos de amor, ou símbolos. Damos conta, muitas vezes, de erros ortográficos nestes lenços, que denunciam a falta de instrução da época.