O realizador que hoje comemora 106 anos de vida foi distinguido com a Legião de Honra francesa, numa cerimónia que decorreu há dois dias, no Museu de Serralves.  O embaixador francês em Portugal, Jean-François Blarel, presidiu a sessão descrevendo como "fora do comum" a carreira de Manoel de Oliveira e demonstrando "orgulho por parte da obra ter sido realizada em França": “É um realizador genial, sempre de uma modernidade radical, sem cessar de se colocar em causa, de explorar novas estéticas e manifestando sempre a consciência forte do valor artístico do cinema."
Debilitado, mas sorridente, Manoel de Oliveira afirmou, em francês: "É para mim uma grande honra receber, da parte da França, esta distinção." Numa sala que se tornou pequena para os muitos que quiseram estar com o realizador, entre eles o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o realizador João Botelho, mas também a mulher de Manoel de Oliveira, Maria Isabel, os filhos, netos e bisnetos, o realizador terminou exclamando; “Viva o cinema!”