Maria Manuel

(arquiteta pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, é docente na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, onde desenvolve prática arquitetónica no âmbito do seu Centro de Estudos, cuja direção integra.)

Foi uma sessão muito esclarecedora para graúdos e motivadora para miúdos. Nos noventa minutos, que passaram a voar, foram dados a conhecer todos os pormenores que fazem parte de um construção ou requalificação urbana. O segredo está em atender a todos os aspetos temporais (passado/presente/futuro) e saber trabalhar com todos os envolvidos no processo (pedreiros, carpinteiros, engenheiros, arquitetos…).

A arquiteta Maria Manuel mostrou muitas imagens de vários projetos, incidindo mais na requalificação urbana em Guimarães, no âmbito da Capital Europeia da Cultura, e no trabalho desenvolvido no Museu Nogueira da Silva.

Terminou, afirmando que a arquitetura implica muito estudo e muitas horas de trabalho, isto é, sacrifício, bem como vocação para esta área: “É melhor ser um bom carpinteiro do que um mau arquiteto”.